sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Queda de Cabelos

Este post é para nossa leitora Sisa, ela pediu que fizéssemos uma matéria sobre Queda de Cabelos, então, atendende ao seu pedido, lá vai:

Queda de Cabelo

São muitos os motivos causadores da queda de cabelo, alguns partem de dentro pra fora e devem ser tratados exclusivamente pelos médicos, pois o cabelereiro nada pode fazer a respeito e nem tem o conhecimento necessário para tal, sendo assim, se você acredita que se enquadra em um dos motivos abaixo, o ideal é procurar um médico e ele fará os exames necessários para identificar o que é melhor para você.
  • queda devido à estresse, fadiga, cansaço;

  • problemas hormonais;

  • hereditariedade;

  • deficiência em algum tipo de vitamina ou nutriente;

  • pós-parto ou amamentação;

  • entre outros motivos.

Antes de qualquer coisa, você precisa observar se o seu cabelo está caindo ou quebrando. Cabelo caindo, tem aquele gominho branco em uma das extremidades, o que indica que o fio caiu com a raiz.

Se o fio de cabelo não tem uma das extremidades branquinha, ou é mais curto, ou está com caracterísca bem elástica (você puxa o fio e ele estiiiica), isso significa que seu cabelo está fraco e quebradiço e necessita de nutrição e cuidados para ficar saudável novamente.

Lembre-se que é normal perder cerca de 100 fios de cabelo ao dia, sem que isso signifique uma queda.

O cabeleireiro atua nos seguintes casos de queda:

  • Cabelo caindo devido à quebra, por uso incorreto de elásticos ou prendedores, por químicas que não deram certo ou por excesso de químicas;

  • Queda devido ao excesso de condicionador ou cremes em geral. Observe que existem cremes específicos para serem deixados no cabelo e que o condicionador, se mal lavado, pode causar queda;

  • Queda devido ao ressecamento, falta de hidratação ou cuidados específicos.

Para estes casos, o cabeleireiro analisa a estrutura do seu fio e indica algum tipo de tratamento, seja uma hidratação intensa, um recondicionamento, uma reestruturação de fio, ou um bom corte para dimuniur a queda/quebra, enfim, estes são apenas exemplos, o ideal é uma análise do cabelo.

Dependendo da situação do cabelo, de nada adianta comprar aqueles "cremes de hidratação" que são vendidos em perfurmarias, pois eles atuam apenas na camada externa do fio, não penetrando em seu interior, ou seja, ela apenas deposita creme na cutícula do fio, sem penetrar no cortéx. O uso de xampus específicos para queda de cabelo também pode ajudar no problema, mas uma avaliação profissional é primordial.

Espero que tenha ajudado, se ainda assim tiver alguma dúvida, por favor entre em contato conosco ou deixe seu comentário.

Abaixo algumas explicações sobre a estrutura do fio.


A haste do fio de cabelo é constituída por três camadas:

Medula - O componente localizado na parte central.

Córtex – A parte mais volumosa, compõe cerca de 70% da massa do fio de cabelo. É formada por estruturas fibrilares denominadas microfibras e por outros componentes, entre eles, os grânulos de pigmento (melanina) responsáveis pela cor dos cabelos.

Cutícula – A camada externa do fio. Origina-se no folículo piloso como uma camada celular única, que se torna inclinada e passa por um estagio de completa queratinização. Sobrepondo-se uma sobre a outra, estas células queratinizadas dão origem a uma estrutura semelhante a um telhado, conferindo a cutícula uma característica de multicamadas.

A cutícula forma a principal barreira à penetração de agentes químicos para o interior do fio. Sua deterioração é causada pela ação mecânica (escovar, pentear, secar), por meio químico (xampus, tinturas, permanentes e descoloração) e por agentes externos (água do mar e de piscinas, vento, sol e principalmente, os raios ultravioletas do sol).

Um comentário:

Quer ficar bonita(o)? Pergunte-nos como! - Seu comentário e resposta serão exibidos após nossa análise e leitura. Obrigada!