terça-feira, 22 de março de 2011

Pode cabelo preto no verão?

Essa foi a pergunta feita por uma leitora, ela sempre usou os cabelos em um tom mais castanho/marrom, e resolveu radicalizar e adotar um estilo Mayana Moura - curto, liso e bem chapado, preto, pretíssimo.

Como ela não mandou foto, fica difícil dizer se combina ou não, até porque é preciso analisar o tom da pele, o tipo do cabelo, formato do rosto, etc etc etc para podermos 'opinar' se tanto a cor quanto o corte ficarão harmônicos, mas, como a pergunta é bacana e como o verão já foi embora e entramos no outono, acabou rendendo um post legal a respeito.

Vamos lá.

Antes de sair tingindo e cortando os cabelos, atente para os seguintes pontos:

1) tem muito cabelo branco? Se tiver a cor preta não é recomendada pois 1 milímimetro de crescimento já vai entregar os seus brancos sem dó nem piedade, exigindo retoques a cada 15 dias ou menos, dependendo do crescimento médio do seu fio.
2) tem cabelos claros naturais ou tingidos de loiro? Comece escurecendo gradativamente ou corre o risco de ter os cabelos desbotados nas primeiras lavagens. O ideal é escurecer aos poucos, até porque, dependendo do louro o cabelo pode ficar esverdeado... então, vá escurecendo em tons de marrom/achocolatado até chegar no preto.
3) tem cabelos muito crespos e quer usar lisos? Avalie se o seu tipo de cabelo permite uma escova definitiva e mesmo assim o uso de secador e chapinha serão constantes para o acabamento impecável. Se está decidida a ter estes dois parceiros sempre ao seu lado vá em frente e lembre que o produto aplicado precisa ser compatível com a tintura pois retoques serão necessários (tanto para mantê-los lisos como para mantê-los negros)
4) o corte escolhido condiz com seu formato de rosto? combina com seu tom de pele? destaca a cor dos olhos? É importante observar todos estes itens, de preferência com um cabeleireiro que também seja visagista para que ele avalie se o tom preto não vai deixá-la com cara de cansada ou de envelhecida.

Agora a última pergunta... se combina com o verão, ou outono ou inverno... bom, a cor dos cabelos, embora siga uma tendência, uma moda que vai e volta a cada estação, ela é individual... não é porque o verão deixa os louros reluzentes que todas ficam bem como loiras e não é porque o outono favorece os tons marrons/avermelhados que vamos todas ficar ruivas e chocolate...não é assim que funciona.

É importante dizer que cabelos escuros aparentam mais saúde que os tingidos com cores claras, pois a cor tende a refletir mais brilho, o frizz fica mais escondido e a manutenção exige um esforço menor, mas, independente da cor, todo cabelo exige bons shampoos, corte em dia, hidratação e reparação para se manterem saudáveis sempre.

Inspiração:


quinta-feira, 17 de março de 2011

Tesoura - a arma do cabeleireiro

Você sabia que o tipo de tesoura influencia na qualidade do corte?

Geralmente usamos a mesma tesoura para o corte, uma tesoura reta, sem dentes e que tenha um bom material, porém para fazermos o acabamento do corte ou cortes elaborados, tirarmos as marcas retas de um corte, darmos leveza, é muito importante usar a tesoura apropriada, que pode ser com fio de navalha ou com dentes para desbastar os fios tirando volume e peso das pontas.

É importante ressaltar que não é a tesoura quem define o corte, ela auxilia no design do cabelo, mas só com uma boa técnica é possível 'copiar' aquele cabelo cobiçado da TV.

Um outro ponto a ser observado é que muitas vezes a tesoura com dentes é utilizada indevidamente, deixando verdadeiros buracos na cabeça da cliente ou apenas mastigando os fios sem dar a leveza que deveria.

Também não podemos esquecer do material da tesoura, boas tesouras precisam ser leves, de fácil manuseio, material durável que possa ser esterelizado diversas vezes e que permita uma boa afiação. Tesoura cega, pode ser da melhor marca, não faz milagre.

Você já reparou nas tesouras que cortam seus cabelos?



Jay 2  1 – DESIGN CRANE - tem asas curtas para encaixar bem o polegar e parafuso com ajuste da pressão.  2. - DESIGN OFFSET - para  texturizar, com 28 dentes em forma de V, asas curtas para  encaixar o polegar e lâminas com sinuosa concavidade para corte preciso. 3 – DESIGN OFFSET - o design  ergonômico apresenta asas curtas que facilita o encaixe do dedo, fio parcialmente integrado.
Leader-Cam  4. MODELO 371/6 – com 6” de aço  cobalto e design especial: ao ser fechada se transforma em uma navalha para cortes desfiados.  5. MODELO 92 S 6.5 – desfiadeira com 6,5” de aço cobalto
é própria para acabamento.
ProArt Professional:  1.VISAGE –é ideal a técnica do visagismo. A lâmina tem medidor em centímetros que mede proporções de rosto, costeletas e comprimento do cabelo. 2.FLEX – modelo de aço inoxidável com fio navalha e encaixe giratório do dedo. Possibilita fazer ângulos diferenciados e texturizações de corte, além de evitar lesões no pulso do profissional. 3.BLACK TITANIUM – acabamento de titânio e fio navalha proporciona  maior precisão no corte, além de ser mais resistente e durável.

Fotos das tesouras e fabricantes: Revista Dueto Editorial

sexta-feira, 11 de março de 2011

Beauty Fair 2011

Gente, faltam 183 dias para a  Beauty Fair 2011.

Acotecerá de 10 a 13 de setembro de 2011 e promete muitas novidades para os cabelos e beleza.

No decorrer dos dias faremos alguns posts sobre as novidades que a feira promete trazer.

O site da feira já tem bastante informação e está bem recheado, passa lá:

http://www.beautyfair.com.br/index.php

Novidade no mercado - Cabelos Danificados?

A L’Oréal Professionnel acaba de lançar um serviço específico para cabelos extremamente danificados e multiprocessados, sejam por agressões químicas ou mecânicas, é o Fiberceutic – injeção reconstrutora molecular com Intra-Cylane. A tecnologia desenvolvida pela marca atua no coração da fibra capilar, moldando-se perfeitamente ao formato do fio e penetrando profundamente.


O serviço, criado para aplicação no salão de beleza, é express - 20 minutos. De acordo com a empresa, o cabelo extremamente danificado que foi tratado com a powerdose mantêm a molécula Intra-Cylane por até 10 lavagens depois.

A linha é composta por:


Powerdose de preenchimento para Cabelos Extremamente Danificados
Máscara reconstrutora de tratamento para Cabelos Grossos
Máscara reconstrutora de tratamento para Cabelos Finos

Após pesquisa feita com 35 cabeleireiros (França, Alemanha e Canadá), num período de dois meses, com mais de 600 aplicações do produto, comprovou-se que:

Desembaraço após lavagem: 80%
Toque úmido: 77%
Facilidade para moldar: 94%
Densidade: 77%
Brilho: 88%
Volume: 88%

Olha a foto do milagroso aqui:


Serviço:

SAC L’Oréal Professionnel: 0800 701 7237
http://www.lorealprofessionnel.com.br/