terça-feira, 22 de março de 2011

Pode cabelo preto no verão?

Essa foi a pergunta feita por uma leitora, ela sempre usou os cabelos em um tom mais castanho/marrom, e resolveu radicalizar e adotar um estilo Mayana Moura - curto, liso e bem chapado, preto, pretíssimo.

Como ela não mandou foto, fica difícil dizer se combina ou não, até porque é preciso analisar o tom da pele, o tipo do cabelo, formato do rosto, etc etc etc para podermos 'opinar' se tanto a cor quanto o corte ficarão harmônicos, mas, como a pergunta é bacana e como o verão já foi embora e entramos no outono, acabou rendendo um post legal a respeito.

Vamos lá.

Antes de sair tingindo e cortando os cabelos, atente para os seguintes pontos:

1) tem muito cabelo branco? Se tiver a cor preta não é recomendada pois 1 milímimetro de crescimento já vai entregar os seus brancos sem dó nem piedade, exigindo retoques a cada 15 dias ou menos, dependendo do crescimento médio do seu fio.
2) tem cabelos claros naturais ou tingidos de loiro? Comece escurecendo gradativamente ou corre o risco de ter os cabelos desbotados nas primeiras lavagens. O ideal é escurecer aos poucos, até porque, dependendo do louro o cabelo pode ficar esverdeado... então, vá escurecendo em tons de marrom/achocolatado até chegar no preto.
3) tem cabelos muito crespos e quer usar lisos? Avalie se o seu tipo de cabelo permite uma escova definitiva e mesmo assim o uso de secador e chapinha serão constantes para o acabamento impecável. Se está decidida a ter estes dois parceiros sempre ao seu lado vá em frente e lembre que o produto aplicado precisa ser compatível com a tintura pois retoques serão necessários (tanto para mantê-los lisos como para mantê-los negros)
4) o corte escolhido condiz com seu formato de rosto? combina com seu tom de pele? destaca a cor dos olhos? É importante observar todos estes itens, de preferência com um cabeleireiro que também seja visagista para que ele avalie se o tom preto não vai deixá-la com cara de cansada ou de envelhecida.

Agora a última pergunta... se combina com o verão, ou outono ou inverno... bom, a cor dos cabelos, embora siga uma tendência, uma moda que vai e volta a cada estação, ela é individual... não é porque o verão deixa os louros reluzentes que todas ficam bem como loiras e não é porque o outono favorece os tons marrons/avermelhados que vamos todas ficar ruivas e chocolate...não é assim que funciona.

É importante dizer que cabelos escuros aparentam mais saúde que os tingidos com cores claras, pois a cor tende a refletir mais brilho, o frizz fica mais escondido e a manutenção exige um esforço menor, mas, independente da cor, todo cabelo exige bons shampoos, corte em dia, hidratação e reparação para se manterem saudáveis sempre.

Inspiração:


Um comentário:

  1. Adorei a matéria, meus cabelos são levemente ondulados e a cor natural é castannho escuro, eu queria usar franjinha mas tenho preguiça de ficar alisando com chapinha e nao gosto de progressiva, se eu cortar igual ao da Marina da novela e usar maluquetes fica bom?

    Sandrinha

    ResponderExcluir

Quer ficar bonita(o)? Pergunte-nos como! - Seu comentário e resposta serão exibidos após nossa análise e leitura. Obrigada!